Mercado F-1 | Marcas em Xangai

 

A Fórmula 1 é um esporte que desperta o interesse de milhões de espectadores ao redor do mundo. Essa audiência atrai patrocinadores que podem estampar suas marcas das mais diversas formas. Além da própria pintura dos carros, os ditos parceiros podem aparecer em placas nos autodrômos, durante a transmissão dos GPs na TV, em detalhes dos macacões de pilotos e mecânicos, bonés, nos motorhomes etc.

No GP da China deste ano, três marcas chamaram em especial a atenção deste blog. Como na F-1 existe uma certa recorrência na exposição das marcas, com acordos sendo feitos geralmente com prazos mais longos, qualquer mudança sutil ou a inclusão de um novo logotipo acaba por se destacar mais do que já é padrão na F-1. Em Xangai, o detalhe que mais chamou atenção foi a cor do macacão dos pilotos da McLaren. A equipe inglesa tem como padrão a cor branca com uma faixa vermelha acomodando o principal patrocinador da equipe na altura da barriga, que é neste caso a empresa de telefônia Vodafone. Mas, durante o treino de classificação para a corrida, Button e Hamilton utilizaram um fardamento na cor vermelha, lembrando muito o padrão da McLaren nos tempos de Senna e Prost. A mudança nas cores se deu pelo fato de que a Hugo Boss e a equipe inglesa estarem comemorando 30 anos de parceria. Tudo indica que essa mudança nas cores acontecerá a cada nova corrida, já que a empresa está como um ação na internet em que convida as pessoas a desenharem modelos diferentes para o vestuário dos pilotos.

Os boxes da Williams também chamaram nossa atenção. A outra tradicional equipe inglesa tem como uma de suas patrocinadoras a empresa de relógios suíços Oris. A marca da empresa apareceu não apenas na pintura do carro (mais precisamente na asa dianteira), mas também no chamado “pirulito” utilizado para informar aos pilotos o momento certo de engatar a marcha e sair dos boxes após o pitstop. Como o pirulito tem na ponta uma chapa em forma de círculo, foi feito um layout que se assemelhou a um dos relógios da marca suíça.

Os relógios realmente foram uma atração a parte na China. Além da parceira da Williams, outra marca desse tipo de produto que se destacou em Xangai foi a Hublot. A empresa fechou um acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para ser o relógio oficial da F-1. Para dar a devida visibilidade a esse patrocinador, a FIA colocou na entrada dos boxes em Xangai um grande relógio analógico e ao seu lado uma placa com a marca Hublot. O local foi um foco especial de atenção ao longo do GP, já que a troca de pneus foi intensa.

Tívemos então Hugo Boss, Oris e Hublot como marcas que mais se diferenciaram no GP da China. Por sinal, marcas de produtos de luxo e de alto renome nos mercados em que atuam. Algo muito natural, já que a F-1 está ligada a grandes marcas de produtos luxuosos como Ferrari e Mercedes. Além do mais o constante crescimento econômico da China está levando a um consumo maior de produtos de alto valor, o que também justificaria a presença de tais marcas.

O próximo Grande Prêmio será na Turquia, estaremos atentos para aparições de novas marcas ou diferentes ações.

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário