Quadriculada F-1 | Nürburgring, GP da Alemanha

Santo de casa não faz milagre. Essa parece ser a máxima de Sebastian Vettel, o bicho-papão do campeonato segue sem vencer em casa. Nem na primeira fila o jovem alemão conseguiu largar, foi superado pelo pole e companheiro de equipe Mark Webber e por Lewis Hamilton, da McLaren. Mesmo com Webber com o melhor tempo da classificação, o dia da Red Bull também não foi dos melhores. A equipe com o melhor carro do campeonato viu a diferença em relação aos rivais McLaren e Ferrari diminuir. O que fez com que seus pilotos ficassem atrás de pelo menos um carro de cada um dos seus adversários. Resultado final: vitória de Hamilton, com Fernando Alonso em segundo.

Nürburgring foi uma corrida em que a Red Bull perdeu a vitória literalmente na pista, numa disputa franca entre os pilotos, sem interferências de problemas de pit stop, mal tempo ou erro de seus pilotos. E olha que os difusores que haviam sido proibidos na Inglaterra voltaram a ser liberados pela FIA. Na verdade essa mudança favoreceu aparentemente mais a McLaren que havia perdido muito desempenho no GP da Inglaterra. Já a Ferrari não sentiu tanto o golpe, com ou sem difusores os italianos estão melhores no campeonato e talvez o título de pilotos não esteja assim tão definido para o lado de Sebastian Vettel. Se Hamilton, Alonso e Webber seguirem fortes nas corridas que se seguem, haverá possibilidade de uma disputa franca pelo título de 2011.

E foram justamente esses os principais protagonistas do GP da Alemanha. Hamilton, Alonso e Webber disputaram ao longo da corrida as três primeiras posições. No início a disputa estava mais centrada entre Hamilton e Webber. O australiano largou na pole position, mas foi superado pelo inglês logo na largada. Enquanto isso Alonso tomava a terceira posição de Vettel, mas o alemão retomaria em seguida devido a um erro do espanhol. Mas isso não durou muitas voltas e o espanhol conquistou novamente a terceira posição. Daí por diante Alonso se aproximou da dupla da frente, enquanto Vettel com problemas nos freios passou a disputar a quarta posição com Massa.

As paradas para trocas de pneus marcaram as trocas de posição entre Hamilton, Webber e Alonso. Webber chegaria a retomar a ponta antes da primeira troca, mas Hamilton daria o troco no australiano logo em seguida. Com um maior desgaste nos pneus, Webber seria o primeiro a parar, deixando a briga pela vitória nas mãos de Hamilton e Alonso. O espanhol da Ferrari conseguiria ultrapassar o inglês da McLaren na segunda troca de pneus, mas Hamilton novamente retomaria a primeira colocação com muito arrojo. Após essa segunda troca não haveria mais alternância de posições, mesmo com a terceira parada sendo realizada tanto para Hamilton, Alonso quanto para Webber.

Esse trio de pilotos da McLaren, Ferrari e Red Bull conseguiu assim um maior destaque em relação aos seus respectivos companheiros de equipe. Na McLaren, Jenson Button fez uma prova mais discreta e abandonou quando estava na quinta posição. Felipe Massa da Ferrari poderia até ter brigado com o trio da frente, mas ficou travado atrás de Nico Rosberg da Mercedes durante as primeiras voltas da corrida. Após superá-lo, passou a disputar com Sebastian Vettel da Red Bull a quarta posição. O brasileiro chegou a ultrapassar o líder do campeonato e se manteve nessa posição ao longo de várias voltas, mas no último pit stop, realizado nas voltas finais, Massa sofreu com mais um erro da Ferrari e foi ultrapassado por Vettel antes de sair dos boxes.

O embaralhamento visto na Alemanha não ficou restrito apenas entre as três melhores equipes da F-1. A Mercedes que deveria estar logo atrás de Red Bull, McLaren e Ferrari, viu seus pilotos serem superados pela Force India de Adrian Sutil que terminou na sexta colocação. Nico Rosberg que chegou a lutar com Massa pela quinta posição, terminou em sétimo. Michael Schumacher, seu companheiro de equipe, veio logo atrás. O veterano alemão largou bem em sua terra natal, mas acabou cometendo erros durante a prova que o levaram a terminar na oitava posição. Kamui Kobayshi, da Sauber, veio logo em seguida. O japonês fez novamente uma boa prova brigando com carros da Mercedes e da Renault. Fechando os dez primeiros, Vitaly Petrov fez mais que seu companheiro de Renault, Nick Heidfeld. Algo não muito difícil, já que Heidfeld se envolveu em um acidente com Buemi no início da prova. Dessa forma, Force India e Sauber, equipes consideradas médias, colocaram pelo menos um de seus pilotos entre carros de equipes de maior porte como Mercedes e Renault. O mesmo não pode ser dito de Williams e Toro Rosso. Ambas equipes não tiveram muitas chances na Alemanda. A exceção talvez seja Barrichello, o brasileiro poderia talvez ter conquistado pontos para a Williams, mas sofreu novamente com problemas em seu monoposto. Rubens abandonou devido a um vazamento de óleo.

A próxima corrida será na Hungria e a esperança novamente está no ar. Red Bull e Sebastian Vettel são a aposta mais certa para o título desse ano, mas a vitória de Hamilton e as boas atuações de Alonso e Webber alimentam novas esperanças. Certo mesmo só uma disputa mais acirrada pela vitória em Hungaroring, já que Vettel segue precisando apenas de resultados medianos para vencer o campeonato.

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